Sugestão
de Atividade
Ler,
reler, rever e compreender
Para realizar a atividade, escolha um colega para
trabalhar com você e capriche!
Atividade 1
a) Recorte
da revista ou do jornal trazido para a sala de aula cinco imagens:
1-Uma mulher 2-Um homem 3-Uma criança
4-Um objeto (cadeira, caneta,
celular, sapato, bolsa, carro, etc.)
5-Uma paisagem ou ambiente (casa,
apartamento, escritório, jardim, etc.)
b) Agora
organize as imagens sobre a sua mesa e determine uma ordem para as figuras. Em
seguida, comece a inventar uma historia a partir da primeira figura.
Atenção! Você deverá inventar uma parte da historia,
e o seu colega da dupla deverá continuar a história a partir da sua invenção e
relacionando as ideia à imagem seguinte. Quando as cinco imagens fizerem parte
da história da dupla, vocês deverão criar um titulo para o texto.
Atividade 2
Você deve recordar da história da Chapeuzinho Vermelho!
Então agora você irá ser o repórter dessa história. Nesta nova função, irá
produzir uma noticia de jornal que informe os leitores sobre os episódios
ocorridos na história da Chapeuzinho vermelho. Imagine-se um repórter que faça
parte da história e que tem o importante papel de noticiar o que aconteceu com
a menina e sua avó.
Como você irá escrever um TEXTO INFORMATIVO, não deverá
esquecer das informações importantes que precisam fazer parte deste tipo de
texto:
a)
O que aconteceu?
b)
Onde?
c)
Quem estava envolvido?
d)
Por quê?
e)
Quando?
f)
Como?
Crie também uma
manchete interessante para o seu texto jornalístico. Escreva a manchete com
letras em destaque e com um titulo curto. A cada parágrafo você deverá
acrescentar um dado novo:
a)
O primeiro parágrafo deverá apresentar
um resumo do fato;
b)
O segundo pode informar como, onde e
quando o fato ocorreu e quais as pessoas envolvidas;
c)
Os demais parágrafos deverão relatar a
sequência dos fatos até finalizar a noticia.
SUCESSO!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário