sexta-feira, 23 de março de 2012

AS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

As Expectativas de aprendizagem do estudante do Programa de Correção de Fluxo 2012

Expectativas na dimensão textual

- Localizar informação explícita associada ao gênero textual.

-Identificar gênero textual por aspectos estruturais e elementos lexicais explícitos.

-Distinguir prosa e verso

-Explicitar o sentido global do texto.

-Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

-Identificar o padrão geral de organização de gêneros textuais, associando-o à sua função social.

-Identificar informação por interpretação de material gráfico diverso em texto multimodal.

-Relacionar elementos do texto com o contexto de produção.

-Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em função do gênero de texto e da situação de interlocução.

-Identificar informações que levem à construção de significados por meio de estratégias de antecipação.

-Identificar o tema de um texto com o auxílio de suas características tipológicas e/ou estruturais.

-Reconhecer presença de intertextualidade implícita.

-Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

-Identificar a tese de um texto.

-Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

-Identificar referências e/ou remissões explícitas a outros textos.

-Localizar e relacionar informações explícitas distribuídas ao longo de um texto, sintetizando-as em uma ideia geral, uma categoria ou um conceito.

-Relacionar características básicas do gênero textual, associando-o à sua função social e/ou a seu propósito comunicativo.

-Relacionar informações para justificar o ponto de vista de autores de gêneros argumentativos.

-Reconhecer estratégias discursivas de construção de argumentos e contra-argumentos.

-Relacionar o emprego de diferentes pessoas do discurso ao gênero textual.

-Associar o conteúdo do texto a seu suporte.

-Reconhecer público-alvo ao qual se destina o texto.

-Reconhecer gênero textual por meio de aspectos estruturais e/ou de suas características composicionais.

Expectativas na dimensão variação linguística

-Distinguir marcas de linguagem oral e da linguagem escrita em função da situação interlocutiva.

-Justificar uso de fenômenos linguísticos das diferentes variedades da fala e da escrita, nos seguintes domínios: sistema pronominal; sistema de tempos verbais e emprego dos tempos verbais; casos gerais de concordância nominal e verbal para recuperação de referência e manutenção da coesão.

-Justificar escolhas pelo registro formal ou informal em função da situação de uso e/ou do propósito comunicativo.

-Identificar traços de formalidade e informalidade em diferentes gêneros orais.

-Identificar formas adequadas de cortesia verbal em interações orais do cotidiano comunicativo.

-Avaliar a diferença de comportamento linguístico nos processos de interação como um fato normal na língua.

-Identificar uso de palavras estrangeiras e criações neológicas como procedimentos argumentativos.

-Reconhecer efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos expressivos peculiares ás diferentes variedades linguísticas em função do gênero textual.

-Identificar emprego de diferentes níveis de uso de construções, palavras e locuções formais, informais, eufemísticas, hiperbólicas, irônicas, jocosas, de linguagem amorosa, infantil, criminosa etc.

-Explicar o uso de determinados empréstimos linguísticos ou gramaticais de outras línguas em um texto em língua materna.

-Identificar marcas do discurso oral como procedimento argumentativo no processo de recepção de textos de vários gêneros.

-Reconhecer características da língua coloquial.

Expectativas na dimensão sistêmica

-Inferir significado de palavra com base em índices linguísticos e contextuais.

-Recuperar informação explícita com base em conhecimentos linguísticos.

-Identificar função de letras maiúsculas no início de frases, de nomes próprios e de títulos.

-Estabelecer relação de sinonímia entre diferentes palavras.

-Identificar a função do substantivo na nomeação de algo ou alguém.

-Associar elementos pronominais (anafóricos ou catafóricos) a seus referentes.

-Associar uma palavra ou expressão a seu referente, observando a concordância entre eles.

-Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade do fluxo informacional.

-Identificar propriedades de textualidade (continuidade, progressão, coesão e coerência) como recurso estratégico para sustentar o ponto de vista do enunciador.

-Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

-Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções e outros elementos conectores interfrásicos.

-Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

-Identificar o efeito de sentimento decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

-Estabelecer sentido com base nos sinais de pontuação, no processo de paragrafação, nas marcas do discurso direto etc.

-Identificar efeitos de ironia ou humor desencadeados por diferentes recursos linguísticos.

-Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de determinada palavra ou expressão.

-Identificar o valor semântico dos modos verbais indicativo, subjuntivo e imperativo.

-Reconhecer a função de verbos empregados nos diferentes tempos verbais.

-Estabelecer relação causa/consequência, integrando texto e material gráfico.

-Reconhecer função de palavras ou expressões gramaticais em funcionamento.

-Reconhecer o valor expressivo do adjetivo em descrições e caracterizações.

-Reconhecer efeito de sentido obtido com escolha de pronome de tratamento.

-Reconhecer função de aspectos da modalidade oral, como hesitações, indicadores de interrupção e de mudança de turnos, coloquialismo, expressões idiomáticas, presença de contrações, presentes tanto na sintaxe como no léxico.

-Identificar função e efeitos de sentido de mecanismo de textualização, como relevo, resumo, referenciação e parafraseamento.

-Reconhecer função de elementos que enfatizem a intenção de persuadir (pela emoção) e convencer (pela razão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário