As Expectativas de aprendizagem do estudante do Programa de Correção de Fluxo 2012
Expectativas na dimensão textual
- Localizar informação explícita associada ao gênero textual.
-Identificar gênero textual por aspectos estruturais e elementos lexicais explícitos.
-Distinguir prosa e verso
-Explicitar o sentido global do texto.
-Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
-Identificar o padrão geral de organização de gêneros textuais, associando-o à sua função social.
-Identificar informação por interpretação de material gráfico diverso em texto multimodal.
-Relacionar elementos do texto com o contexto de produção.
-Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em função do gênero de texto e da situação de interlocução.
-Identificar informações que levem à construção de significados por meio de estratégias de antecipação.
-Identificar o tema de um texto com o auxílio de suas características tipológicas e/ou estruturais.
-Reconhecer presença de intertextualidade implícita.
-Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
-Identificar a tese de um texto.
-Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
-Identificar referências e/ou remissões explícitas a outros textos.
-Localizar e relacionar informações explícitas distribuídas ao longo de um texto, sintetizando-as em uma ideia geral, uma categoria ou um conceito.
-Relacionar características básicas do gênero textual, associando-o à sua função social e/ou a seu propósito comunicativo.
-Relacionar informações para justificar o ponto de vista de autores de gêneros argumentativos.
-Reconhecer estratégias discursivas de construção de argumentos e contra-argumentos.
-Relacionar o emprego de diferentes pessoas do discurso ao gênero textual.
-Associar o conteúdo do texto a seu suporte.
-Reconhecer público-alvo ao qual se destina o texto.
-Reconhecer gênero textual por meio de aspectos estruturais e/ou de suas características composicionais.
Expectativas na dimensão variação linguística
-Distinguir marcas de linguagem oral e da linguagem escrita em função da situação interlocutiva.
-Justificar uso de fenômenos linguísticos das diferentes variedades da fala e da escrita, nos seguintes domínios: sistema pronominal; sistema de tempos verbais e emprego dos tempos verbais; casos gerais de concordância nominal e verbal para recuperação de referência e manutenção da coesão.
-Justificar escolhas pelo registro formal ou informal em função da situação de uso e/ou do propósito comunicativo.
-Identificar traços de formalidade e informalidade em diferentes gêneros orais.
-Identificar formas adequadas de cortesia verbal em interações orais do cotidiano comunicativo.
-Avaliar a diferença de comportamento linguístico nos processos de interação como um fato normal na língua.
-Identificar uso de palavras estrangeiras e criações neológicas como procedimentos argumentativos.
-Reconhecer efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos expressivos peculiares ás diferentes variedades linguísticas em função do gênero textual.
-Identificar emprego de diferentes níveis de uso de construções, palavras e locuções formais, informais, eufemísticas, hiperbólicas, irônicas, jocosas, de linguagem amorosa, infantil, criminosa etc.
-Explicar o uso de determinados empréstimos linguísticos ou gramaticais de outras línguas em um texto em língua materna.
-Identificar marcas do discurso oral como procedimento argumentativo no processo de recepção de textos de vários gêneros.
-Reconhecer características da língua coloquial.
Expectativas na dimensão sistêmica
-Inferir significado de palavra com base em índices linguísticos e contextuais.
-Recuperar informação explícita com base em conhecimentos linguísticos.
-Identificar função de letras maiúsculas no início de frases, de nomes próprios e de títulos.
-Estabelecer relação de sinonímia entre diferentes palavras.
-Identificar a função do substantivo na nomeação de algo ou alguém.
-Associar elementos pronominais (anafóricos ou catafóricos) a seus referentes.
-Associar uma palavra ou expressão a seu referente, observando a concordância entre eles.
-Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade do fluxo informacional.
-Identificar propriedades de textualidade (continuidade, progressão, coesão e coerência) como recurso estratégico para sustentar o ponto de vista do enunciador.
-Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
-Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções e outros elementos conectores interfrásicos.
-Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
-Identificar o efeito de sentimento decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
-Estabelecer sentido com base nos sinais de pontuação, no processo de paragrafação, nas marcas do discurso direto etc.
-Identificar efeitos de ironia ou humor desencadeados por diferentes recursos linguísticos.
-Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de determinada palavra ou expressão.
-Identificar o valor semântico dos modos verbais indicativo, subjuntivo e imperativo.
-Reconhecer a função de verbos empregados nos diferentes tempos verbais.
-Estabelecer relação causa/consequência, integrando texto e material gráfico.
-Reconhecer função de palavras ou expressões gramaticais em funcionamento.
-Reconhecer o valor expressivo do adjetivo em descrições e caracterizações.
-Reconhecer efeito de sentido obtido com escolha de pronome de tratamento.
-Reconhecer função de aspectos da modalidade oral, como hesitações, indicadores de interrupção e de mudança de turnos, coloquialismo, expressões idiomáticas, presença de contrações, presentes tanto na sintaxe como no léxico.
-Identificar função e efeitos de sentido de mecanismo de textualização, como relevo, resumo, referenciação e parafraseamento.
-Reconhecer função de elementos que enfatizem a intenção de persuadir (pela emoção) e convencer (pela razão).
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