domingo, 12 de maio de 2013

ATIVIDADES AVALIATIVAS 2º BIMESTRE-2013



PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS 2º BIMESTRE-2013     TURMAS: 3002-3003

PRODUÇÃO TEXTUAL
1-Produzir poema narrativo, texto narrativo (discurso direto e indireto)  utilizando as características próprias de cada gênero, bem como o conhecimento sobre pontuação, regras ortográficas, de modo a tornar suas produções significativas à situação comunicativa.

1.1-Poema Narrativo: O poema narrativo, conta uma história e geralmente é mais extenso que os outros. O poeta apresenta os ambientes, os personagens e os acontecimentos e lhes dá uma significação podendo ou não rimar. Ex:
“Andei buscando esse dia
pelos humildes caminhos
onde se escondem as coisas
que trazem felicidade:
os amuletos dos grilos
e os trevos de quatro folhas...
Só achei flor de saudade.”

ATIVIDADE EM DUPLA: Produção de um poema narrativo sobre o bairro, colocando tudo o que você observa suas vivências, amizades, etc... O poema deve ter no mínimo 4 estrofes com 4 versos, deverá ser digitado e ilustrado.Não se esqueça do título.Caso não tenha como imprimir o trabalho, traga o mesmo em pen drive que a Professora fará a impressão.Será dada uma aula por semana para elaboração do poema sob a orientação da professora.   DATA ENTREGA: 21/05

1.2-Texto Narrativo: Um texto narrativo é um texto no qual é contada uma história, através de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente. Um texto narrativo geralmente é organizado da seguinte forma:
Situação inicial: Os personagens e o espaço são apresentados.
Estabelecimento de um conflito: Um acontecimento modifica a situação apresentada e desencadeia uma nova situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos.
Clímax: Ponto de maior tensão na narrativa.
Epílogo: Solução do conflito, o que nem sempre significa um final feliz.
Exemplo:
“O Gato de Botas
Era uma vez um moleiro que tinha três filhos. Um dia, chamou-os para lhes dizer que ia repartir por eles todos os seus bens.
Ao mais velho deu o moinho, ao do meio deu o burro e ao mais novo deu o gato.
O filho mais novo ficou muito triste porque o pai não tinha sido justo para com ele.
Mas, surpresa das surpresas, o gato começou a falar!
- Dá-me um saco e um par de botas.
O rapaz ficou muito espantado e obedecendo ao pedido do gato no dia seguinte, lá foi comprar um saco e umas botas.
- Aqui estão meu amigo! disse ele. “
ATIVIDADE EM DUPLA: Produção de um texto narrativo (história) sobre o meio ambiente, colocando tudo o que você sabe (preservação, degradação, água, lixo, reflorestamento, etc.). A história deve conter no mínimo 20 palavras que sofreram modificações com a nova Regra Ortográfica (trema, paroxítonas com ditongo aberto, acento diferencial e uso do hífen nos diversos casos) e deve ser apresentado em material reciclado. A história deve ser ilustrada e poderá ser manuscrita ou digitada. Não se esqueça do título. Será dada uma aula por semana para elaboração do poema sob a orientação da professora.              DATA ENTREGA: 25/06

LEITURA
1-Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
1.1-Leitura do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
ATIVIDADE EM DUPLA:  Destacar os pontos principais do livro Memórias póstumas de Brás Cubas.O trabalho deverá ser apresentado em slides no data-show ou em outra forma a combinar com a professora.. Será dada uma aula por semana para elaboração do poema sob a orientação da professora.                         
DATAS DAS APRESENTAÇÕES: 11 e 13/06


LITERATURA
1-Associar movimentos estéticos e literários aos seus contextos históricos e sociais, destacando as vanguardas  européias e autores e obras do Modernismo.
1.1-Vanguardas européias e autores e obras do Modernismo.

ATIVIDADE EM EQUIPE: O conteúdo a ser estudado será dividido em equipe, sendo que cada equipe deverá fazer um resumo do mesmo e apresentar para o grande grupo. A equipe usará de toda sua criatividade (teatro, jornal, paródia, slides, etc.) para apresentação do trabalho. O referido trabalho será elaborado em sala de aula sob a orientação da professora.
   DATAS DAS APRESENTAÇÕES: Logo após a conclusão dos trabalhos


GRAMÁTICA
  1- Promover uma reflexão sobre as relações semânticas construídas nos períodos compostos por coordenação, levando os alunos a aprimorar a sua compreensão dos sentidos veiculados pela relação entre as orações coordenadas.
1.1-Oração Coordenada
ATIVIDADE INDIVIDUAL: Após o conteúdo a ser estudado e exercitado os alunos farão a avaliação individual sem consulta.                         DATAS DA AVALIAÇÃO: 28/05
RESUMO DAS ATIVIDADES
DATAS
ATIVIDADES
21-05
Entrega do  Poema Narrativo (dupla)
28-05
Avaliação Orações Coordenadas
11 E 13/06
Apresentação do trabalho sobre o livro (dupla)
25-06
Entrega do Texto narrativo-História (dupla)
Após conclusão
Apresentação do conteúdo de literatura(equipe)
OBSERVAÇÃO: CASO OCORRA A MUDANÇA DE ALGUMA DATA VOCÊ SERÁ COMUNICADO COM ANTECEDÊNCIA.
Içara, 30-04-2013
                                                                    PROFª: RAY                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário